quarta-feira, 19 de março de 2008

Bolhas


experimentação 01
a membrana e as propriedades desejadas
[maleabilidade, penetrabilidade, transparência, reflexão, recomposição]

objetivo: criação de novos espaços efêmeros, interativos e mutáveis

+


experimentação 02
a composição através da junção de bolhas

objetivo: criação de estruturas a partir do elemento "bolha" e sua reprodução


flutuar_flutuar_flutuante


flutuar_flutuar_flutuante


From: nataliadecarli, 6 minutes ago








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Gesso flutuante (ar)

Dentre as varias possibilidades interessantes, eu e Juliana Patrícia resolvemos escolher gesso flutuante. Primeiro sinto a necessidade de explicar o termo "flutuante" que muitos associam a água, mas também pode ser aplicado ao ar já que tanto a água quanto o ar são fluidos. Preferi flutuar do que voar, pois voar da a idéia de algo que se move no ar para qualquer direção e com qualquer velocidade.

O primeiro passo foi busca algo que já exista e flutui, por isso entramos no mundo dos balões tentando entender como e por que eles voam. Irei fazer um resumo da apresentação que está abaixo para um melhor entendimento da mesma:



caso o slide nao apareça o link dele esta aqui:
http://www.slideshare.net/lukancosta/gessobalo-314352?src=embed

O primeiro slide é uma simples “capa”. O segundo mostra o tema do desafio. O terceiro slide mostra as duas possibilidades que existe para fazer o balão flutuar. A primeira é utilizando um gás quente (na verdade o gás não é quente ele é aquecido para ganhar velocidade e fazer com que a pressão interna iguale com a externa, mas fique com menor peso), o mais utilizado é o propano.A segunda possibilidade é adicionando um gás mais leve do que o ar como o hélio e o nitrogênio.O nitrogênio possui a desvantagem “ou vantagem” de ser altamente inflamável, mas em relação ao hélio ele possui um peso menor.O hélio pesa 0,1785g/L o Hidrogênio 0,089 g/L o que torna ele , talvez, o mais indicado para solucionar este problema.
O ultimo slide apresenta algumas perguntas que precisam ser respondidas para solucionar o desafio.

Não vejo a necessidade de explicar sobre o principio de arquimedes ou lei da flutuabilidade( principio utilizado para a flutuação), por isso deixo estes dois links que explicam aparte físida da coisa aplicada aos balões.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/baloes-de-ar-quente1.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/baloes-de-helio2.htm

Qualquer duvida ou respostas para as perguntas colocadas no slide, podem entrar em contato.

Memória

Vou começar esta postagem explicando para os leitores , o porquê de uma aluna, eu no caso (:p), estar postando. Este blog é fruto do grupo de estudos gesso, tecnologia e design e como todos os outros possíveis frutos dele, têm um mesmo solo fértil: a interface. Assim eu venho aqui trazer o comecinho do comecinho da minha pesquisa para assim todos trocarmos.

Pronto, agora vamos ao que interessa, e ao titulo desde post, Memória.

Logo no nosso primeiro encontro das quartas-feiras , levantamos várias propostas para tentar aplicar em gesso e uma delas foi a memória, que eu acabei escolhendo pra entrar nessa viagem que talvez seja sem volta :p

Antes de começar a pesquisa teve que se definir o que é a memória? E ainda mais o que é a memória aplicada a gesso?
Em termos de pesquisa de materiais uma das primeiras cosias que são lembradas ao falar de memória é aquela aplicada a géis, massas e espumas , como por exmplo aquelas cadeiras de tecnogel que a pessoa senta e ao se levantar a marca de suas nádegas ainda ficam por um tempo. Mas essa não seria a caracteristica aplicada ao gesso, afinal após seco o gesso tem uma memória de elefante :P .

Então a memória que seria aplicada ao gesso seria algo como "progamação de material" isto pode ser exemplificado com os SMA (Shape memory alloy, ou ligas de memoria de forma), o material em português é escasso mas aqui esta no wikipedia em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Shape_memory_alloy.

É dai que partirá a minha pesquisa , mas lógico em consideralçao as diferenças entre os metais e a gipsita.

Assim se alguém neste mundão da internet quiser levantar questões , ajudar ou apenas mandar uma msg de apoio é so entrar em contato .

ciao ciao,
Gabriella Martins

terça-feira, 18 de março de 2008

Aula 12/03/2008 - Pensamento Criativo e Processos de Criação

1. Realizou-se uma discussão preliminar sobre pensamento criativo, criatividade e criaçào artística.
2. Foram realizados dois exercícios tipo "é muito facil quando vc sabe a resposta"
que desafiam a mudança de formas de ser e ver dos pesquisadores.
3. Discutiu-se sobre os processos envolvidos no ato de criar apresentados no diagrama abaixo




4. Ficou decidido que todos os estudantes apresentariam as suas propostas de trabalho na aula do dia 19/03. Vejam também os exercícios:







quinta-feira, 6 de março de 2008

terça-feira, 4 de março de 2008

Propostas para P&D em gesso:

Balão
Fralda
Flutuante
Blindagem
Membrana
Colçhão
Iluminação
Inteligência-Sensorial
Memória
Abrasão
Esponja
Energia
Lúdico
Gesso – Inovação, Design & Tecnologia
Disciplina Optativa
Plano de Curso – 1º semestre acadêmico de 2008
Professores:

• Ney Dantas
• Luciano Peres (Itep)
• Leonardo (Design)

1.0 Objetivos

1.1 Engajar pesquisadores, alunos e professores em um espaço multidisciplinar de estudo e pesquisa sobre o gesso.
1.2 Explorar novas possibilidades para a cadeia produtiva do gesso
1.3 Pesquisar novas formas de ensino, pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos em gesso.

2.0 Tematica

1. Gesso matéria
2. Gesso processo
3. Gesso cultura
4. Gesso produto

3.0 Ementa da Disciplina

Desenvolver a capacidade de usar, gerenciar e entender o relacionamento entre design, criatividade e tecnologia no processo de produção de inovação para a cadeia produtiva do gesso.

4.0 Conteúdo Programático da Disciplina

4.1 Criação & Inovação
• Desreconstrução do olhar: criatividade e conformidade.
• Desreconstrução de significados.
• Pensamento critico.
• Visualidade e Imaginação.
• Análise e avaliação.
4.2 Gesso matéria
• Propriedades físico químicas.
• Idéias, materiais e ingredientes.
4.3 Gesso processo.
• Cadeia produtiva
• Processos de produção
4.4 Gesso cultura
• Identidade, usos e costumes
4.5 Gesso Produto
• Classificação, análise e avaliação de produtos e sistemas

5.0 PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da disciplina concebe a contínua observação, análise e avaliação dos processos que envolvem a criação como forma de aprendizado e entendimento dos temas de estudo. Nesse sentido, o ato de criar é visto como um processo dinâmico de construção de desafios e não de resolução de problemas. Um processo que é composto de diversos sub-processos que é capaz de agir como um objeto de pesquisa e testar novas idéias, conceitos e processos.

A rígida hierarquia e linearidade das atividades existentes nos processos tradicionais de ensino de Arquitetura e Design em que a solução de problemas e o entendimento integral do tema sempre antecede a ação de criar é assim rompida e o processo de criação deixa de ser uma etapa metodológica, para se transformar ele mesmo em um objeto de investigação. É exatamente na sistematização dos conhecimentos adquiridos nesse processo de tentativa e erro que se fundamenta a produção de conhecimentos inovadores da disciplina.


6.0 Avaliação

Espera-se que ao final da disciplina o aluno seja capaz de identificar desafios, necessidades, desejos, oportunidades, áreas de desenvolvimento, que seja capaz de aprender com seus próprios resultados e apresentar propostas inovadoras em processos, produtos e/ou sistemas da cadeia produtiva do gesso. As notas serão propostas pelo alunos e acatadas ou não pelos professores em um sistema que prevê auto-avaliação de desempenho combinado a uma defesa de mérito perante professores e colegas de turma. O objetivo do sistema é fazer com que o aluno aprenda a refletir sobre seu diferencial competitivo e limitações.