sexta-feira, 25 de abril de 2008

Explicação do post de juliana

Entrando em mais detalhes:

Após ter pesquisado muito sobre flutuação atraves de gases, fomos atraz do gás hélio, mas como não conseguimos (P.S ainda estamos tentando pegar no hospital) estamos indo em outro caminho, levitação atraves de campos magnético.

O nosso primeiro paso foi verificar se um imã consegue atrair um objeto metálico dentro do gesso, e isso foi verificado. Colocamos pregos de ferro dentro do gesso e apos terminado o tempo de pega, aproximamos o imã para ver a sua reação.O gesso não ágio contra o campo magnético do imã, mas apresentou alguns sinais de oxidação.

Então a nossa idéia agora é misturar o gesso com limalhas de ferro e colocá-lo sobre um campo magnético, seja por um campo continuo (imã) ou por uma bobina. Também entramos em contato com um estudante de física para tentar nos ajudar.

Claro que juntamente com esta idéia veio um monte de DÚVIDAS:

Será que existe outra maneira de fazer levitar com imã?Quais nossas opções?
Que imã vamos utilizar? existe varios tipos?
Como misturar o gesso e a limalha de forma o mais uniforme possível, para que o campo não empurre mais forte em um lado do que em outro?
Onde encontraremos o imã?
Como fazer com que o objeto que estará sobre a ação do campo magnético do imã permaneça em sua posição sem ser lançado para outra direção.?

E apos longas pesquisas alguns resultados:

Temos três opções para fazer o objeto levitar:

1-utilizar um imã na base e outro imã no gesso para repelirem.
2-utilizar dois imãs, um para a base e outro no topo, onde eles estarão atraindo outros dois imãs colocados dentro do gesso.
3-Utilizar um supercondutor (pastilhas de YBCO ), que é um objeto que ganha características de "imã" quando colocados em baixa temperatura ( normalmente na presença de nitrogênio liquido).Esse supercondutor ficara preso no gesso e embaixo dele ficara um imã para repelir.
Teoricamente o supercondutor causa uma levitação mais estável do que a utilização do imã.

Levitron- uma forma de levitar

http://www.youtube.com/watch?v=7w7tA9GzJFQ

supercondutores:

http://www.youtube.com/watch?v=NGybhpiRzFM&feature=related


2-Que imã utilizar?

Existem 4 tipos de imã:

Imã de ferrite
Imã de AlNiCo
Imã de NeFeB
Imã de SmCo

Acreditamos que o melhor imã para nossos testes é o de neodymio ferro boro (NeFeB) que é mais conhecido como super imã.O imã mais comum é o ferrite que é um imã fraco.

3- Onde encontramos o imã de neodymio?

Expondo nossas dificuldades, dizemos que fomos à cidade sexta-feira dia 19/04/2008 procurar este imã. Procuramos em todas as ruas desde o mercado São josé, rua Santa Rita até em direção a Conde da Boa Vista, andando pela rua direita, da palma, da praia, etc..em todas as outras ruas.
Na maioria que íamos o pessoal de lá só nos indicava para lojas que acabavam vendendo imã de geladeira.

Encontramos pouquíssimas lojas que vendiam imã de alto-falante tipo ferrite de tamanho grande.

É nenhuma que venda de neodymio..ou melhor ninguém nem sabia o que era neodymio.

Encontramos de neodymio na internet mas muito pequeno e muito caro...Um imã de 6 cm de diâmetro custava aproximadamente 240 fora o frete...XD..

Então se alguém tiver ai em casa algum imã e possa nos emprestar, doar ou vender, mesmo sendo de ferrite, estamos disposto a negociações.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

procedimentos de experiências em gesso PARTE 3

procedimentos de experiências mmmto bem resolvidos na aula de hj!!! \o/
fizemos os testes c eletromagnetismo, vendo se o ima consegue atrair a mistura d gesso
c ferro e verificamos que consegue!!!! amanha partiremos em nossa busca por limalha de ferro e imã tp neodimeo... desem-nos boa sorte!!

terça-feira, 15 de abril de 2008

AULA no ATELIÊR I

E tudo começou meio devagar, meio sem saber como:












Mas a turma das bolhas
não estava para brincadeiras




















Fizeram bolas de água....












Colocaram microesferas de isopor...













Até soprar sopraram





















Até que uma luz no fim do túnel começou a aparecer




















O material demonstrou que está aí para muitas possibilidades...









































































Traga seu material e vamos nos encontrar novamente nesta quarta 16.04
No atelier de arquitetura no térreo.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tudo Isso poderia ser gesso 1















E pensar que tudo isso poderia ser feito em gesso, fica aqui o desafio




quarta-feira, 9 de abril de 2008

A luz.

Logo na minha primeira aula de gesso ("Aula de gesso?", me perguntaram por aí. Sim! Gesso!), eis que Luciano Peres, O químico, se nos aparece vindo das terras longínqüas do ITEP e solta logo a bomba: não só se pode fazer uma bateria de gesso que funciona À BASE D'ÁGUA, como também é possível deixá-lo translúcido.

(!)

Não sei se ele estava só, como se diz lá no Rio, "curtchindo uma com a minha cara, saca?", mas o fato é que, os mais observadores podem ter notado o súbito brilho que emergiu em minhas córneas.

A partir desse dia, e não sem alguns desencontros e desavisos, me lancei em busca do gesso-bateria-translúcido.

Acontece que a literatura internética me disse quase nada sobre essas miraculosas técnicas. Fiquei esperando que Luciano Peres, O químico, fosse me aparecer nos momentos de necessidade, assim como o Mestre dos Magos costumava fazer (e era realmente ótimo), mas minha espera foi em vão. (O email dele é lucianoperes@itep.br, né?)



Mas afinal, o que é isso que eu quero fazer que precisa dessas peripécias gipsíticas?

O produto não é nada complicado, alarmante ou esquisito.
Consiste em uma luminária de mesa, de aproximadamente 20cm de altura, na forma de uma árvore sem folhas. E a graça dessa luminária - percebam - é que é preciso regá-la para que funcione. Ta da!
A luz seria por conta das fibras ópticas cuidadosamente infiltradas nos galhos e que, ao acenderem, deixariam os mesmos translúcidos.


Mais ou menos assim. Só que sem precisar do filters> neon glow.

Pode ser que essa idéia seja completamente avoada? Pode.
Pode ser que seja uma delícia dormir com uma arvorezinha semi-transparente em cima do seu criado-mudo? Pode também.



Hoje

Hoje, na falta de mais informações sobre a tecnologia de que vou precisar, vou testar minhas habilidades em modelar essa tal árvore no gesso. Não esperem uma réplica fiel às da natureza, nunca fui muito boa nem com massinha de modelar.


Mas está aí, meu desafio é esse.
Ajuda será sempre muito, muito bem-vinda.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Impressão

Primeiramente, encontrei esse artigo na Nature.com, sobre uma anomalia encontrada gesso, talvez seja útil para algum dos projetos.

Outra coisa que eu encontrei foi sobre impressoras 3D que usam gesso em pó
e pelo que eu entendi, a impressora imprime em camadas , depositando a "tinta" a base de água e assim solidificando as partes que interessam.


Esses sites exemplificam esse uso:
Nesta reportagem fala um pouquinho mais sobre isso em How it works
Nessa fala inclusive de uma soluçao de açucar usada como tinta

Aqui esta um video para exemplificar como funciona uma das impressoras com pó de gesso

Continuarei mais sobre os processos de impressão 3D que podem dar uma boa idéia para todos pois,pelo que eu vi, algumas delas inclusive polimerizam o gesso, assim, por exemplo, com as bolhas a utilização de algum elastomero poderia proporcionar paredes elásticas.
E até amanha com os corpos de prova

Ciao ciao

domingo, 6 de abril de 2008

Então, como dar memória ao gesso?




Antes de começar o Post de verdade vou começar apresentando o primeiro pictograma para o gesso com memória(prometo que trabalharei mais nele), é não ta dos melhores mas pelo menos ta melhor que minha segunda idéia de botar um elefantinho (entenderam hein , hein, memória de elefante...)


Durante a ultima aula discutimos maneiras de aplicação da memória ao material gesso e juntando com outras idéias dividi basicamente em duas categorias de possibilidade: utilização de estrutura , ou mudança quimicas e/ou fisicas no material (mas podem surgir novas caegorias) :

Estrutura

-Usar lascas de madeira orientadas (podendo usar a tecnologia das OSB, oriented strand boards ), quando a estrutura das lascas, juntamento com o gesso , começassem a secar, a madeira se curvaria naturalmente assim também forçando o gesso, este processo poderia ser controlado por tabelaçao da proporção quantidade de umidade absorvida pela madeira pela amplitude da curva.

- Usar já metal com memória como estrutura , por exemplo, seria feito placas de pó de gesso compacto com uma estrutura interna de metal de memória , ai quando molhasse o gesso o calor produzido pela cura ativaria o metal q iria voltnado a sua forma "programada"

- Utilizar estruturas infláveis, algo parecido com o que foi feito com o concreto aqui, na verdade essa idéia foi a que mais me agradou (lembrando que eu só soube da existencia deste concreto posteriormente),um dos fatos foi a aparente facilidade de teste e consequentemente de aplicação, apesar que minha idéia de "gatilho" talvez seja um tanto complicada (utilização de micro recipientes de água).

Mudanças fisico-quimicas

-Uma das primeiras idéias seria mudanças niveis moleculares do gesso (o que também pode ajudar o projeto das membranas) como por exemplo , a tecnologia de mudança da cor de carros através da descarga elétrica . Resumindo a idéia seria assim, o uso de um evento para uma mudnaça no material como, uma descarga elétrica , calor, reação quimica, campo magnético etc

Outra idéia que vale pras duas categorias seria usar nanotecnologia.
E então qual é a sua idéia???

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Flutuar (ar)


Estamos com certa dificuldade em conseguir o gas helio, ja tentamos andar pela cidade pra encontrar algum local para encher alguns baloes, mas nao achamos em nenhum canto.No shopping vendia mas nao estao vendendo mais.Se alguem tiver alguma ideia de onde enchem baloes com gas helio, toda ajuda é bem vinda.


Outras opçoes que ,andamos pesquisando, pra fazer flutuar é atravez de um campo magnetico, nao gostamos dessa ideia ,pois é muito limitada, como explica esse link:
http://www.digitaldrops.com.br/drops/2006/06/if_3000_faz_objetos_levitarem.html



Aq vai o icone do gesso flutuante


Bolhas Dúvidas

1. Como dar flexibilidade ao gesso?

2. Precisamos de uma organização em camadas parecida com a bolha de sabão [sabão-água-sabão]*, agora substituindo por outra composição formada por [gesso-fluido-gesso], onde as duas camadas de gesso tenha o mínimo de espessura e ao mesmo tempo conserve e proteja o fluido isolado entre elas e o gesso adquira propriedades elásticas. Isso é possível?
[ ] Sim
[ ] Não
Se sim, como? Se não, qual outra forma?

3. Qual o fluido que pode ser usado e conserve suas características, não se misturando com o gesso?

*sabão tem propriedades elásticas

Bolhas Links

Alguns links que achamos sobre bolhas de sabão e sua estrutura e as estruturas membranas pneumáticas.

1. propriedades e estrutura das bolhas de sabão Departamento de Química da UFSC
2. bolhas de sabão gigantes Ciência Hoje das Crianças
3. Living Pod Project Archigram

Bolhas Parasitas

Para-City é um trabalho realizado para Skyscraper Competition que gostamos muito pelo parasitismo e pela repetição formal invadindo e questionando a forma atual de ocupação do cenário urbano.
Associando as primeiras percepções com as bolhas de sabão com a memória formal e de repetição (talvez se utilizando de nanoestruturas) poderiamos criar um cenário em constante mutação.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Abrigo inflavel



achei esta estrutura de um abrigo (shelter) feito de concreto. o projeto foi postado no site designboom. dem uma olhada no conceito....material com memoria?

Outro conceito semelhante neste link...


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Sobre AULA hoje 2/04/2008

Carissimos,

A nossa aula hoje 02/04 sera no dep. de Design as 14:00h, pois infelizmente o laboratorio do ITEP alagou, impossibilitando nosso trabalho..