domingo, 6 de julho de 2008

Promptus (continuacao)

Gesso Ap

From: zigotinha, 2 minutes ago







Sistema construtivo de gesso Promptus aplicado a parade de onibus.

Gabriella
Livio


SlideShare Link


PROMPTUS

Entao Primeiramente,
Mas uns videos pra entenderem melhor como funciona a memoria aplicada ao material:
http://http://www.youtube.com/watch?v=HdRRy7hItgI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=mVeIo2IFllE&feature=related

sábado, 5 de julho de 2008

Aparador

Aparador de Água de Chuva








Lucas A.
Juliana P.

Plataforma Capibaribe


Plataforma Capibaribe

From: guest9835f0, 27 minutes ago








SlideShare Link

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Apresentação GypsumPlay

Pronto, slide postado.
Enjoy...
Gypsum Play

From: bebelgui, 16 hours ago








SlideShare Link

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Projeto Gypsum Play

Olá, pessoal!


Bem, através das pesquisas feitas durante o semestre foi possivel perceber que o gesso é uma ótima solução para um playground marinho, pois não oxida com a maresia ou água do mar, como os metais, nem apodrece como a madeira. Os brinquedos que nós propomos são compostos de dois “tipos” de gesso: o gesso hidro-resistente no interior do brinquedo, mistura do gesso a um aditivo industrial; e o gesso borracha envolvendo o exterior com uma grossa camada, sendo a mistura do gesso com a borracha de silicone.



Esse projeto tinha a intenção de transportar as brincadeiras de praia para o interior do play, mas após pesquisa de imersão (que vocês viram logo acima), observamos que seria inútil e repetitivo. As brincadeiras de praia são simples, prazerosas, e insubstituíveis. Então pensamos em como agregar novas ações e movimentos às brincadeiras. Duas atividades foram escolhidas: escorregar, e escalar, atividades normalmente não possíveis em praias. Continuamos apenas com a idéia de lagos ou piscinas, para acumulo de água, uma atividade comum feita pelas crianças.

A predominância de formas orgânicas foi o requisito primordial no projeto, por duas razões: a segurança das crianças e o aumento da resistência do gesso, já que as quinas são as áreas mais frágeis que qualquer peça ou módulo de gesso possa ter. Esteticamente inicialmente pensamos em partir das formas de castelinhos de areia, mas após experimentos de criatividade para desvinculação de uma forma preconcebida, as alternativas se aproximaram de formas marinhas como: peixes, corais, montinhos, estrelas do mar, castelinhos de areia, etc.

A seguir o cartaz.


Assim que o slide ficar disponivel no slideshare, eu posto ele aqui.

Abraços, até mais.

Mabel e Nyany.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

URGENTE!! Postagem para Avaliação Final

Precisamos que TODOS os alunos da disciplina postem seus trabalhos para o encerramento desta etapa da disciplina. como os trabalhos foram feitos em grupo colocaro nome dos dois participantes ao final da mensagem.

Pergolado - Luz - Gesso

Finalmente, uma postagem...


Vou relatar brevemente nossa trajetória até a pérgola em gesso.

Tentamos desenvolver iluminação com gesso, projetando luz por trás

do gesso e envolvendo fibra ótica no gesso.

Nas tentativas o que vimos foi que o gesso, por ser extremamente opaco,

não permite que a luz passe por sua superfície, a menos que seja extremamente

fina, e portanto sem resistência.

Misturamos o gesso com micro-esferas de vidro, o que resultou num efeito bastante interessante de iluminação. Mas o que se viu era que a luz só passava onde o vidro estava livre de qualquer partícula de gesso. Com isso, novamente, só conseguimos uma camada pouco espessa do gesso, sem grande resitência.



Partimos para o oposto na experiência.... luz sobre o gesso, tirando proveito das projeções que a luz poderia ganhar de acordo com as perfurações que fizéssemos na superfície de gesso.


No meio de várias alternativas para mobiliário urbano, surgiram idéias de desenvolver um banco todo em gesso, com iluminação interna e projeção na superfície, gerando caminhos e sinalização noturna, por exemplo...


Mas o que optamos em desenvolver, acabou usando uma forma mais ecológica e prática de luz....a natural...luz do sol!!!


Aí nasceu a idéia de criarmos uma pérgola com gesso, com diferentes formatos e espessuras,
gerando sombras diversas de acordo com a projeção da luz do sol.


Disuctindo o projeto em sala de aula, em conjunto com os demais alunos e com os professores, foram surgindo outras possibilidades.

Uma delas foi a de usar a mesma forma amebóide em diferentes posições apenas, o que facilitaria a execução do molde. E enterrá-la no chão, gerando novas experiências no percursso
sob a pérgola.


Segue o painel que produzimos sobre o tema...