quinta-feira, 3 de julho de 2008

Projeto Gypsum Play

Olá, pessoal!


Bem, através das pesquisas feitas durante o semestre foi possivel perceber que o gesso é uma ótima solução para um playground marinho, pois não oxida com a maresia ou água do mar, como os metais, nem apodrece como a madeira. Os brinquedos que nós propomos são compostos de dois “tipos” de gesso: o gesso hidro-resistente no interior do brinquedo, mistura do gesso a um aditivo industrial; e o gesso borracha envolvendo o exterior com uma grossa camada, sendo a mistura do gesso com a borracha de silicone.



Esse projeto tinha a intenção de transportar as brincadeiras de praia para o interior do play, mas após pesquisa de imersão (que vocês viram logo acima), observamos que seria inútil e repetitivo. As brincadeiras de praia são simples, prazerosas, e insubstituíveis. Então pensamos em como agregar novas ações e movimentos às brincadeiras. Duas atividades foram escolhidas: escorregar, e escalar, atividades normalmente não possíveis em praias. Continuamos apenas com a idéia de lagos ou piscinas, para acumulo de água, uma atividade comum feita pelas crianças.

A predominância de formas orgânicas foi o requisito primordial no projeto, por duas razões: a segurança das crianças e o aumento da resistência do gesso, já que as quinas são as áreas mais frágeis que qualquer peça ou módulo de gesso possa ter. Esteticamente inicialmente pensamos em partir das formas de castelinhos de areia, mas após experimentos de criatividade para desvinculação de uma forma preconcebida, as alternativas se aproximaram de formas marinhas como: peixes, corais, montinhos, estrelas do mar, castelinhos de areia, etc.

A seguir o cartaz.


Assim que o slide ficar disponivel no slideshare, eu posto ele aqui.

Abraços, até mais.

Mabel e Nyany.

Nenhum comentário: