sábado, 10 de outubro de 2009
quinta-feira, 18 de junho de 2009
quarta-feira, 10 de junho de 2009
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Estruturas perceptivas do cérebro
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Projetos Especiais | Operacoes Morfologicas
Quinta 14 as 18hs
Professores
Leonardo Castillo | Ney Dantas
Objetivos
O grupo irá realizar uma série de investigações de caráter laboratorial com o fim de analisar, explorar, compreendeer e discutir os diferentes aspectos envolvidos na criação da forma dos objetos no processo de design.
Objetivos específicos:
Desenvolver a sensibilização estética associada ao processo criativo de configuração da forma dos objetos de uso;
Compreender os aspectos de uso, de comunicação e funcionalidade da forma;
Desenvolver a capacidade de usar, gerenciar, e entender o relacionamento entre design, criatividade e tecnologia;
Ampliar o repertório temático das propostas de configuração estética no processo de design, através da aplicação de diversas operações, técnicas e processos de criação;
Informações para participar do grupo
O principal atributo é ser desenrolado e ter vontade de experimentar sem se deixar dominar pelas dificuldades e desafios propostos ao longo do semestre.
Metodologia
Orientação e trabalhos práticos em sala de aula. Os trabalhos serão apresentados em forma de desafios a serem resolvidos.
A proposta pedagógica concebe a continua observação, analise e avaliação dos processos que envolvem a criação como forma de aprendizado e entendimento dos temas de estudo. Um processo que é composto de diversos sub-processos que e capaz de agir como um objeto de pesquisa e testar novas idéias, conceitos e processos.
Sistema de avaliação e critérios
Espera-se que ao final da disciplina o aluno seja capaz de identificar desafios, necessidades, desejos, oportunidades, áreas de desenvolvimento, que seja capaz de aprender com seus próprios resultados e apresentar propostas inovadoras dando forma a novos processos, produtos e/ou sistemas.
As notas serão propostas pelo alunos e acatadas ou não pelos professores em um sistema que prevê auto-avaliação de desempenho combinado a uma defesa de mérito perante professores e colegas de turma. O objetivo do sistema é fazer com que o aluno aprenda a refletir sobre seu diferencial competitivo e limitações.
Critérios:
1. Compreensão e aplicação de conceitos metodológicos
2. Qualidade da análise e do desenvolvimento projetual
3. Originalidade das soluções obtidas.