terça-feira, 6 de maio de 2008

Mobiliario para banheiro e cozinha feitos em gesso

A gente demorou, mas postou :D

Bem, pra começar eu vou explicar o porque desse desafio; nosso projeto consiste da pesquisa de iniciação cientifica para desenvolvimento de mobiliário popular para banheiro e cozinha feitos em gesso, por ser um material abundante em nossa região e de baixo custo.

Para realizar este mobiliário será preciso vencer algumas barreiras impostas pelo gesso como a sua grande solubilidade, porosidade e pouca resistência à flexão e abrasão. A abrasão por si só já é um desafio bastante particular, principalmente se tratando de mobiliário popular. A população de baixa renda, de acordo com pesquisas de marketing, utiliza produtos de limpeza mais baratos e de qualidade inferior, mais agressivos que outros, além desse fator, há a o ato de esfregar um mesmo objeto com uma grande freqüência e intensidade para a limpeza. O gesso, por ser um material bastante solúvel não resistiria por muito tempo a tantas esfregadas e a produtos químicos fortes.

Além deste desafio há também a resistência a flexão, a impactos fortes; por exemplo, vasos sanitários têm de ser bastante resistentes, acidentes com eles causam cortes gravíssimos, porém não irei exemplificar com imagens aqui; para os curiosos e fortes de estomago é só colocar “acidentes com vaso sanitário” no google. E assim também é com estruturas como bancos e mesas se feitas de gesso.

A seguinte parte do desafio é a impermeabilização de superfícies de gesso, considerando que o mesmo absorve água com grande facilidade e é bastante solúvel o que seria perigoso, por exemplo, para um balcão/pia feitos de gesso, local onde se colocaria alimentos em cima, e onde seria constantemente molhado.

Então esse tem sido o nosso desafio, desenvolver alguma forma de impermeabilizar, endurecer e tornar o gesso resistente à flexão de forma ideal para a construção desse mobiliário. Os experimentos estão em andamento e em breve colocamos alguns resultados que já conseguimos.

Aqui vai o link de um material com generalidades sobre gipsita, dêem um olhada, é bem completinho e didático :D

Até mais.

Desafio - Gesso para mobiliário popular (banheiro e cozinha)_ Mabel E Nyany


From: bebelgui, 1 month ago








SlideShare Link

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal minha sugestão é para impermeabilizar usar o mesmo caminho do gesso que flutua, para aumentar a resistencia a compressão usar gesso alfa com cerca de 20% de agua para fazer a pasta, para aumentar a resistencia a flexão adicionar fibras de polipropileno ou outro polimero disponivel. Se conseguirem a questão do aumento da dureza superficial vai ser só mais uma etapa....vamos lá vamos encher as casas de gesso com moveis de gesso!