Oi gente :)
Bem... Fazendo um resumo do que fizemos... primeiro houve o período de familiarização com o material, para depois selecionarmos os critérios e materiais para testes. Diversos experimentos não estruturados foram realizados com materiais diferentes, que amadureceram os nossos objetivos e o método de trabalho. Três características são fundamentais ao gesso destinado à construção de mobiliário, seja domestico ou urbano: resistência à água, à abrasão, e à flexão. Desde o início a impermeabilização é uma característica primordial para uma boa vida útil do produto. Separamos os testes em dois blocos: o primeiro para impermeabilização do gesso, outro com materiais diversos.
Bem no gráfico...
Os experimentos terão como fator principal a quantidade de gesso de cada amostra, que será chamado de “X” no gráfico, como orientador para a dosagem dos demais materiais, por tanto a proporção de água e hidrofugante estará relacionada à quantidade de gesso usada. Baseado na informação do Químico Luciano Peres, a quantidade mínima de hidrofugante necessária para impermeabilizar o gesso seria de 0.5% da massa do gesso (“X”), esse será o valor mínimo. Os experimentos estão ilustrados no gráfico abaixo. Para melhor entendimento, os valores que multiplicados por “X” são as proporções especificadas para os testes.

Na primeira parte do trabalho tivemos como desafio achar “um gesso” ULTRA, MEGA, POWER, SUPER... :P que resistisse as mais terríveis condições de uso continuo em ambiente domestico. Agora temos que voltar nossas pesquisas e objetivos para mobiliários urbanos. Vamos lá ...
nyany e mabel :P
Nenhum comentário:
Postar um comentário