quarta-feira, 19 de março de 2008

Gesso flutuante (ar)

Dentre as varias possibilidades interessantes, eu e Juliana Patrícia resolvemos escolher gesso flutuante. Primeiro sinto a necessidade de explicar o termo "flutuante" que muitos associam a água, mas também pode ser aplicado ao ar já que tanto a água quanto o ar são fluidos. Preferi flutuar do que voar, pois voar da a idéia de algo que se move no ar para qualquer direção e com qualquer velocidade.

O primeiro passo foi busca algo que já exista e flutui, por isso entramos no mundo dos balões tentando entender como e por que eles voam. Irei fazer um resumo da apresentação que está abaixo para um melhor entendimento da mesma:



caso o slide nao apareça o link dele esta aqui:
http://www.slideshare.net/lukancosta/gessobalo-314352?src=embed

O primeiro slide é uma simples “capa”. O segundo mostra o tema do desafio. O terceiro slide mostra as duas possibilidades que existe para fazer o balão flutuar. A primeira é utilizando um gás quente (na verdade o gás não é quente ele é aquecido para ganhar velocidade e fazer com que a pressão interna iguale com a externa, mas fique com menor peso), o mais utilizado é o propano.A segunda possibilidade é adicionando um gás mais leve do que o ar como o hélio e o nitrogênio.O nitrogênio possui a desvantagem “ou vantagem” de ser altamente inflamável, mas em relação ao hélio ele possui um peso menor.O hélio pesa 0,1785g/L o Hidrogênio 0,089 g/L o que torna ele , talvez, o mais indicado para solucionar este problema.
O ultimo slide apresenta algumas perguntas que precisam ser respondidas para solucionar o desafio.

Não vejo a necessidade de explicar sobre o principio de arquimedes ou lei da flutuabilidade( principio utilizado para a flutuação), por isso deixo estes dois links que explicam aparte físida da coisa aplicada aos balões.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/baloes-de-ar-quente1.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/baloes-de-helio2.htm

Qualquer duvida ou respostas para as perguntas colocadas no slide, podem entrar em contato.

4 comentários:

Ney Dantas disse...

vamos testar com balòes de borracha, cobertos com tela e revestidos com gesso

Unknown disse...

acho que um bom tipo de estrutura para ser estudado são as estruturas pneumáticas, por estas existirem pela relação harmônica do material com o ar.
entendendo como essas estruturas funcionam, como os materiais dela trabalham, é meio caminho andado para colocarmos o gesso pra voar.
achei um material muito legal e em breve coloco no site.

Gabriella Martins disse...

estrutura pneumatica como de pássaros?? partir da biônica? acho bem interessante , talvez fosse ate masi rpodutivo q o balão

nomedeteladaJuuupa disse...

calma, estamos pesquisando...
a prox etapa será na sexta: pesagem de quanto peso o balao de helio aguenta XD