quarta-feira, 19 de março de 2008

Memória

Vou começar esta postagem explicando para os leitores , o porquê de uma aluna, eu no caso (:p), estar postando. Este blog é fruto do grupo de estudos gesso, tecnologia e design e como todos os outros possíveis frutos dele, têm um mesmo solo fértil: a interface. Assim eu venho aqui trazer o comecinho do comecinho da minha pesquisa para assim todos trocarmos.

Pronto, agora vamos ao que interessa, e ao titulo desde post, Memória.

Logo no nosso primeiro encontro das quartas-feiras , levantamos várias propostas para tentar aplicar em gesso e uma delas foi a memória, que eu acabei escolhendo pra entrar nessa viagem que talvez seja sem volta :p

Antes de começar a pesquisa teve que se definir o que é a memória? E ainda mais o que é a memória aplicada a gesso?
Em termos de pesquisa de materiais uma das primeiras cosias que são lembradas ao falar de memória é aquela aplicada a géis, massas e espumas , como por exmplo aquelas cadeiras de tecnogel que a pessoa senta e ao se levantar a marca de suas nádegas ainda ficam por um tempo. Mas essa não seria a caracteristica aplicada ao gesso, afinal após seco o gesso tem uma memória de elefante :P .

Então a memória que seria aplicada ao gesso seria algo como "progamação de material" isto pode ser exemplificado com os SMA (Shape memory alloy, ou ligas de memoria de forma), o material em português é escasso mas aqui esta no wikipedia em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Shape_memory_alloy.

É dai que partirá a minha pesquisa , mas lógico em consideralçao as diferenças entre os metais e a gipsita.

Assim se alguém neste mundão da internet quiser levantar questões , ajudar ou apenas mandar uma msg de apoio é so entrar em contato .

ciao ciao,
Gabriella Martins

3 comentários:

Unknown disse...

gabriela,
entendi quais são as suas idéias.
gostaria de saber se existe alguma outra estrutura com qualquer outro tipo de material com essas propriedades desejadas? pois será de muita utilidade para recomposição da membrana que estamos tentando produzir.

Gabriella Martins disse...

Naum tenho certeza mas acredito que alguns geis apresentam algum tipo de memoria provavelmtne naum do mesmo tipo das SMA, chamados de technogel (conehci no N design o contato do palestrante era www.emanuelfilho.com.br emanuel@emanuelfilho.com.br, pelo que eu me lembro ele tem ate um bom conhecimento de materiais tecnologicos ) e vai ser muito bom a gente ir trocando material pq muita coisa vai servir pra todo mundo mesmo

Unknown disse...

Gostamos muito de conhecer o material gypsumplay( brinquedos em gesso e silicone) gostariamos de conhecer mais e saber se estaria disponível para fabricação de outros brinquedos.
Daniela
www.fofitos.com.br