terça-feira, 4 de março de 2008

Gesso – Inovação, Design & Tecnologia
Disciplina Optativa
Plano de Curso – 1º semestre acadêmico de 2008
Professores:

• Ney Dantas
• Luciano Peres (Itep)
• Leonardo (Design)

1.0 Objetivos

1.1 Engajar pesquisadores, alunos e professores em um espaço multidisciplinar de estudo e pesquisa sobre o gesso.
1.2 Explorar novas possibilidades para a cadeia produtiva do gesso
1.3 Pesquisar novas formas de ensino, pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos em gesso.

2.0 Tematica

1. Gesso matéria
2. Gesso processo
3. Gesso cultura
4. Gesso produto

3.0 Ementa da Disciplina

Desenvolver a capacidade de usar, gerenciar e entender o relacionamento entre design, criatividade e tecnologia no processo de produção de inovação para a cadeia produtiva do gesso.

4.0 Conteúdo Programático da Disciplina

4.1 Criação & Inovação
• Desreconstrução do olhar: criatividade e conformidade.
• Desreconstrução de significados.
• Pensamento critico.
• Visualidade e Imaginação.
• Análise e avaliação.
4.2 Gesso matéria
• Propriedades físico químicas.
• Idéias, materiais e ingredientes.
4.3 Gesso processo.
• Cadeia produtiva
• Processos de produção
4.4 Gesso cultura
• Identidade, usos e costumes
4.5 Gesso Produto
• Classificação, análise e avaliação de produtos e sistemas

5.0 PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da disciplina concebe a contínua observação, análise e avaliação dos processos que envolvem a criação como forma de aprendizado e entendimento dos temas de estudo. Nesse sentido, o ato de criar é visto como um processo dinâmico de construção de desafios e não de resolução de problemas. Um processo que é composto de diversos sub-processos que é capaz de agir como um objeto de pesquisa e testar novas idéias, conceitos e processos.

A rígida hierarquia e linearidade das atividades existentes nos processos tradicionais de ensino de Arquitetura e Design em que a solução de problemas e o entendimento integral do tema sempre antecede a ação de criar é assim rompida e o processo de criação deixa de ser uma etapa metodológica, para se transformar ele mesmo em um objeto de investigação. É exatamente na sistematização dos conhecimentos adquiridos nesse processo de tentativa e erro que se fundamenta a produção de conhecimentos inovadores da disciplina.


6.0 Avaliação

Espera-se que ao final da disciplina o aluno seja capaz de identificar desafios, necessidades, desejos, oportunidades, áreas de desenvolvimento, que seja capaz de aprender com seus próprios resultados e apresentar propostas inovadoras em processos, produtos e/ou sistemas da cadeia produtiva do gesso. As notas serão propostas pelo alunos e acatadas ou não pelos professores em um sistema que prevê auto-avaliação de desempenho combinado a uma defesa de mérito perante professores e colegas de turma. O objetivo do sistema é fazer com que o aluno aprenda a refletir sobre seu diferencial competitivo e limitações.

Nenhum comentário: